Categories
B.U.grafia

B.U.grafia Fúria Capilar UNESP Araraquara

Bateria Fúria Capilar

A Fúria Capilar foi fundada no Economíadas Paulista, que ocorreu em Porto Ferreira, em 2004. Na época, em um jogo de futebol de campo contra a Unicamp, um jogador da Unesp Araraquara chamado Véio salvou uma bola em cima da linha. Esse jogador era conhecido por ter uma “cabeleira enorme” e então seus amigos Baxo, Trolho, Chupisco, Luis Jaú e Mirim, que estavam na torcida, criaram o termo “fúria capilar” pelo jogo ter sido salvo pela cabeleira do Veio. A partir daí a Fúria começou a ficar famosa no Campus da Unesp Araraquara e já no Inter daquele mesmo ano, em Jaboticabal, a nossa torcida já estava caracterizada com perucas, camisetas e hinos.

Hoje nossa bateria representa todos os cursos da Unesp Araraquara, sendo estes Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Química, Pedagogia, Letras, Química Bacharelado, Química Tecnológica Bacharelado, Química Licenciatura, Farmácia e Odontologia. 

Bateria Fúria Capilar Capa

Estrutura da Fúria Capilar

Nossa bateria é dividida em duas grandes diretorias, a Diretoria de Ritmo e a Diretoria Executiva. Dentro da primeira há a divisão por naipes, onde cada um tem pelo menos um diretor (surdos, chocalho e xequerê, caixa, tamborim, agogô, repique, apito). Já a segunda é dividida em seis diretorias, sendo elas: diretoria financeira, diretoria de eventos, diretoria de patrimônio, diretoria administrativa, diretoria de marketing e presidência. 

Filosofia da Fúria Capilar

Nossa bateria sempre se preocupou em manter um equilíbrio entre torcer em quadra, fazer shows e se apresentar em torneios, pois acreditamos que essas três esferas são essenciais para o desenvolvimento da bateria e dos ritmistas. Nunca podemos esquecer de onde surgimos e de qual o intuito de existir enquanto bateria universitária, que em nossa visão é o de torcer e representar nossa instituição, levando sempre a torcida pra cima e incentivando nossos jogadores. Os shows são muito importantes, pois é deles que vêm a maior parte do dinheiro que mantém nossos instrumentos e por isso acreditamos que ele deve ser muito bem feito, com respeito ao público, a quem está nos contratando e também aos nossos ritmistas. Por fim, os torneios são de suma importância também, porque é graças a eles que nos esforçamos para aprender cada vez mais, para melhorar nosso nível técnico, para conhecer cada vez mais sobre o samba e outros gêneros musicais. 

Algo muito marcante na Fúria é nossa união e amizade, gostamos muito de estar juntos fora do ambiente da faculdade e nos preocupamos sempre em integrar os novos membros para que se sintam parte da nossa família dentro e fora do palco/quadra. Sempre antes de shows e desafios nos abraçamos em roda e falamos nossos sentimentos de alegria, desejamos coisas boas uns aos outros, desejamos calma e paciência pra quem está nervoso, pra só depois gritar “1, 2, 3, Fúria!” e subir pra tocar. Sentimos que a amizade é o que nos mantém fortes independente do perrengue que estivermos passando, da posição que ficamos, dos instrumentos que perdemos ou de qualquer problema que possa atravessar nosso caminho. A união, o amor e a amizade é o que torna a experiência de fazer parte de uma b.u. única e inesquecível.

Bateria Fúria Capilar Filosofia

Abrangência

Atuamos dentro da universidade promovendo os ensaios, que acontecem pelo menos uma vez por dia de aula. No início do ano letivo nos apresentamos para os calouros e fazemos um workshop aberto sobre os instrumentos da bateria, explicando sobre o samba e como ele é tocado. Geralmente no mês de abril, damos início a escolinha, onde ensinamos como tocar e incluímos novos membros na bateria. Fora da universidade promovemos algumas ações sociais, em escolas, creches, asilos, entre outros lugares. Levamos os instrumentos que o local comporta e mostramos um pouco sobre o samba e a música em geral. É sempre um momento muito bonito e enriquecedor, onde se tem uma troca de conhecimentos e de carinho muito grande com as pessoas de onde estamos visitando. Começamos a tomar essa iniciativa por ser necessário para  participar do torneio Interbatuc, mas gostamos tanto que mesmo nos anos que não nos inscrevemos ou em períodos posteriores ao torneio, continuamos fazendo e mantendo o contato com esses locais, que nos recebem com tanto carinho e que nos proporcionam momentos tão gostosos. 

Participação em Torneios

Nós participamos do desafio de baterias do Economíadas Paulista, onde fomos pentacampeões (nos anos 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017) participamos do LUP em 2018 e do Interbatuc nos anos de 2017 e 2019, onde alcançamos o quinto lugar, posição que nunca vamos esquecer. Atualmente participamos da Tabu, no grupo Estrela, e do Desafio de Baterias d’O Inter, no grupo Especial.

A Fúria Capilar Hoje

Atualmente a Fúria Capilar se encontra com as atividades rítmicas pausadas, mas seguimos com atividades de algumas diretorias da Executiva funcionando, como o marketing e o financeiro, fazendo venda de produtos e posts pra não deixar as redes sociais paradas. Também estamos fazendo chamadas de vídeo com todos e também entre naipes pra nos aproximar nesse tempo de isolamento. Algo engraçado é que criamos até o “Prêmio Cunhado Cabeludo”, uma brincadeira pra colocar a galera pra pensar em pessoas que eles indicariam pra categorias como “gado do ano”, “noia de b.u” e “Cunhado cabeludo”, prêmio que vai pro ritmista que mais deixou as madeixas crescerem nesse ano. Estamos todos muito ansiosos para a volta das atividades presenciais, pra voltar a tocar juntos, beber juntos, se divertir, dar risada, se amar. 

Pro futuro, esperamos voltar o mais rápido possível a partir do momento que for seguro começar a ensaiar. Estamos ansiosos para tudo que o ano de 2020 nos prometeu, mas que infelizmente ainda não conseguimos realizar, como participar do grupo Estrela da TABU e voltar a tocar na primeira divisão d’O Inter. Mas acho que o que a gente mais espera é poder finalmente se reencontrar e curtir um rolê juntos do nosso jeitinho esculhambado de ser, com muito amor, amizade, bebidinhas, piscininha, barro, corante e outras coisitas mais rs.

 
Bateria Fúria Capilar Hoje

Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.

Quer ver a sua bateria aqui no projeto?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.

#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada

Leave a Reply

Your email address will not be published.