Bateria Bandida
A Bandida foi fundada em 2007, por estudantes da EACH-USP, com o intuito de ser uma bateria de torcida, que estivesse presente em jogos, competições e torneios apoiando os atletas. Por estar em um campus afastado, não havia em volta referências de outras baterias universitárias e, por isso, os estudantes foram buscar inspiração em baterias de escola de samba – é por isso que, até hoje, a Bandida é a única bateria universitária com uma ala de cuíca! Os primeiros instrumentos foram comprados com a ajuda dos pais dos estudantes, e ensinados por alguns ritmistas de escola de samba que se dispuseram a auxiliar.
A Bandida é a única bateria presente no campus Leste da USP, representando todos os 11 cursos de graduação do instituto: Educação Física e Saúde; Lazer e Turismo; Gestão Ambiental, Sistema de Informações; Têxtil e Moda; Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas; Licenciatura em Ciências da Natureza; Marketing; Obstetrícia e Biotecnologia. Alunos dos programas de pós-graduação também são contemplados pela entidade.
A Gestão da Bandida
Atualmente, a Bateria possui dois times de gestão: a gestão administrativa e a gestão de ritmo.
Musical
A gestão de ritmo é o que engloba os cargos de mestre, diretores de naipes e equipe de ala. Os integrantes são responsáveis por todo o processo musical da bateria:
- a escolinha (onde qualquer aluno da universidade pode aprender o instrumento de sua escolha);
- o processo de criação de novos breques;
- a evolução da técnica dos ritmistas;
- formação de time para torneios;
- manutenção de instrumentos.
Administrativo
A gestão administrativa envolve os cargos de presidência, vice-presidência e diretoria de departamentos (eventos, financeiro, torneios, gestão de pessoas, produtos, diretoria executiva e marketing) além de ser responsável por atividades como:
- cuidados com os recursos financeiros da entidade;
- cuidados com as redes sociais e comunicação interna;
- trâmites para participação/produção de eventos e torneios (como o Interbatuc);
- design e lançamentos de produtos (como a camiseta de apresentação e outros acessórios);
A Bateria da EACH surgiu com o nome “Bandida” por conta de rinhas entre torcidas onde faculdades alheias insistiam em chamar os estudantes da Usp-Leste de Bandidos. Certa vez, um estudante interessado em se juntar a bateria trouxe uma cuíca para o ensaio achando que tal instrumento já fazia parte do mundo das baterias universitárias, ele ensinou outras pessoas a tocarem e tornou a Bandida a primeira e única bateria universitária a ter uma ala de cuícas, que mais pra frente se tornou o nosso símbolo.
Como a Bandida Atua
Dentro da universidade, a Bandida atua como uma das entidades que envolve estudantes de todos os cursos. Fazemos apresentações no campus em datas específicas (como dia da recepção dos bixos ou o dia da mulher, onde a formação é 100% feminina) e promovemos uma escolinha dos nossos instrumentos. A Bandida atua dentro da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), onde apoiamos o projeto de uma ex-ritmista estudante de Gerontologia cujo o intuito é ensinar percussão para os idosos. Eles têm aula uma vez por semana com os nossos instrumentos e nossos Ritmistas como professores.
A Bateria Bandida busca atuar em ações beneficentes fora do ambiente da universidade. Participamos principalmente de eventos na comunidade do Keralux (bairro periférico localizado no entorno da EACH), tocando nos eventos, realizando escolinhas, fazendo doações, etc. Apoiamos a iniciativa Tubatuca do CEO do Futuro onde a iniciativa visa integrar pais e filhos da comunidade de Heliópolis, por meio da construção de instrumentos com materiais recicláveis e de aulas de ritmo.
A Bandida participa de 3 torneios anuais, o Balatucada, o Interbatuc e o desafio de baterias do Caipirusp (onde ocorrem os jogos universitários dos campus da USP localizados no Interior de São Paulo + a EACH). E participamos da primeira edição do torneio BPM.
Participação em Torneios de Baterias
Histórico de participação do Balatucada
- Seletiva 2013: 4° lugar
- Seletiva 2014: 1° lugar
- Principal 2015: 6° lugar
- Principal 2016: 2° lugar
- Principal 2017: 1° lugar
- Principal 2018: 5° lugar
- Principal 2019: 6° lugar
Histórico de participação do Caipirusp:
- 2011: 2° lugar
- 2013: 1° lugar
- 2015: 2° lugar
- 2016: 1° lugar
- 2017: 1° lugar
- 2018: 2° lugar
- 2019: 1° lugar
Histórico de participação do Interbatuc:
- 2011: 4° lugar
- 2012: 2° lugar
- 2013: 4° lugar
- 2014: 3° lugar
- 2015: 4° lugar
- 2016: 3° lugar
- 2017: 3° lugar
- 2018: 4° lugar
- 2019: 2° lugar
Histórico de participação do BPM:
- 2018: 2° lugar
A Bandida Hoje
Hoje, a bateria está com cerca de 80 membros ativos divididos em 7 alas, com os ensaios congelados por conta da Pandemia da COVID-19 (2020) e fazendo apenas interações online com os ritmistas. Atualmente as gestões se preocupam com a questão emocional dos ritmistas e interações mais leves sem cobranças. Tanto a gestão administrativa como a de ritmo realizam reuniões periodicamente para avaliar a situação atual e alinhar as expectativas para o futuro.
A Bateria Bandida procura aprender e evoluir com os acertos e erros que são cometidos ao longo de cada ano de cada gestão, então nossa expectativa para o futuro é de melhorar cada vez mais, tanto na questão de ritmo, quanto na questão administrativa. Buscamos sempre avaliar nosso desempenho de todo o ano, no começo do ano seguinte, e assim pensar em estratégias para evitar erros e melhorar os certos.
As expectativas são de que essa família só cresça e que os futuros ritmistas herdem e sintam esse amor pela bateria – assim como nós sentimos – para assim, eles continuarem dando vida pra essa entidade que tanto mudou nossas vidas.
Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.
Quer ver a sua bateria aqui no projeto?
Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.
#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada
4 replies on “B.U.grafia Bateria Bandida EACH – USP”
Sensacional ❤️
Obrigada pelo espaço cedido para podermos registrar sobre nós! Adoramos o convite ❤️✨
Que orgulho de fazer parte dessa família! ❤️
Que projeto incrível! Saudades de um batuque bandido 🤤