Categories
B.U.grafia

B.U.grafia ESPM

“Obrigado Amigos, por nos fazer Bateria. Obrigado Bateria, por nos ter feito amigos.”

Bateria ESPM

Em meados do ano de 1993, alguns membros da Associação Atlética ESPM decidiram comprar alguns instrumentos de percussão com a finalidade de apoiar os atletas em jogos e aumentar a torcida organizada da faculdade, a Força ESPM. Assim surgiu a nossa querida e amada Bateria ESPM como sendo uma extensão da Atlética. 

Com o passar dos anos, tanto a Atlética quanto a Bateria, sendo entidades diferentes,  começaram a crescer exponencialmente, acompanhando a própria faculdade que se tornava cada vez mais renomada e conhecida tanto por sua qualidade acadêmica quanto pelo seu desempenho no campo do esporte e do entretenimento, onde as entidades eram as grandes responsáveis.

Bateria ESPM Balatucada

Estrutura da Bateria ESPM

A Bateria ESPM é formada exclusivamente por alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Dentre eles, alunos de Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Design, Administração, Cinema, Ciências Sociais e TECH.

A organização da bateria é  reformulada anualmente. Atualmente é composta por cinco diretores, um mestre do dia a dia, um mestre dos torneios e o conselho (formado por ex-diretores e ritmistas com experiências dentro da bateria). Porém,  o modelo atual de gestão não porta toda a demanda atual da bateria e, por isso, nos encontramos num processo de reestruturação.

Influências Musicais

Antigamente, a Bateria ESPM era conhecida como Bomba Gongoe, pois tinha uma forte influência do maracatu, ritmo frenético e volumoso, que contagiava qualquer um que ouvisse. Nessa época eram encontrados diversos instrumentos incomuns hoje em dia, como berimbau e triângulos. 

A Bateria ESPM não ficou pra trás e no ano de 2010, sob o comando do mestre André Ama, foi premiada com muito louvor e muita emoção com o 3o lugar no torneio Balatucada, o qual fundamos junto com outras 4 baterias de São Paulo e participamos no ano anterior ficando com o 9o lugar. A partir de então, a Bateria ESPM conseguiu conquistar espaço dentro e fora da faculdade. Ganhamos um quartinho para guardar nossos instrumentos, conseguimos comprar instrumentos novos (desta vez feitos de alumínio) e fechamos um patrocínio com a associação de ex-alunos da ESPM, a Alumni, que nos ajudou muito a chegar aonde chegamos fornecendo instrumentos e uniformes aos ritmistas.

No ano de 2011 foi criada a linha de ganzás da Bateria ESPM que, até então, só possuía surdos, repiques, caixas e tamborins. No ano de 2012 foi implantada a linha de agogô e no ano de 2014 a linha de timbal. 

Atuação e Abrangência

Hoje em dia a Bateria ESPM conta com mais de 150 ritmistas rotativos, sendo eles alunos e ex-alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Todo semestre abrimos escolinha para todos os calouros da faculdade que quiserem fazer parte da nossa família, não importando se já tiveram ou não algum contato com um instrumento musical de percussão. Atualmente, tocamos nas festas da faculdade, em campeonatos esportivos, em diversos eventos sociais e em eventos quando contratados (festas, casamentos, bodas, etc.). Além disso, desde 2009 participamos do torneio Balatucada e em 2018, participamos pela primeira vez do Interbatuc e fomos campeões! Além dos desafios de baterias, todo ano podem nos encontrar nas arquibancadas do Economíadas, jogos universitários do qual a ESPM participa apoiando os atletas e tirando muita onda.

Além disso, durante todo o ano, costumamos participar de divulgações de festas, jogos, ações sociais, eventos internos e/ou externos da própria ESPM. Além de realizarmos a melhor festa da faculdade, POWER HOUR, na qual fechamos a rua da frente da ESPM e fazemos um rolê arrasto do jeito que só a bateria consegue fazer!  

Além de bateria universitária, a Bateria ESPM promove e participa de ações sociais como o Inverno Solidário e Cozinha Solidária, nas quais arrecadamos dinheiro para compras de cobertores e a realização de marmitas destinadas à pessoas com vulnerabilidade social.

A Bateria ESPM Hoje

Hoje a Bateria ESPM , assim como o mundo, vive um momento de reflexões. Durante todo esse momento anormal que estamos passando, resolvemos nos dedicar majoritariamente ao lado social da nossa bateria. Passamos a focar tanto na formulação de um Código de Conduta feito por nós, ritmistas, até o fortalecimento do laço entre a bateria e causas sociais diversas. 

Com a formulação do nosso Código de Conduta, buscamos atingir o  ambiente mais confortável possível para todos aqueles que foram, são e virão. Além disso, buscamos cada vez evoluirmos mais no quesito som, tirando onda do nosso jeito, espalhando esse amor que sentimos pelo samba!

Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.

Quer ver a sua bateria aqui no projeto?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.

#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada

Leave a Reply

Your email address will not be published.