Bateria Bombateria
A Bombateria foi fundada em 2007, com a ajuda da atlética, com o objetivo de ser uma torcida organizada no Interunesp para incentivar a delegação nos jogos. Alguns anos depois surgiu a Laranja Mecânica, a torcida organizada de Botucatu. Mesmo sendo fundada em 2007, só ganhou o nome de Bombateria em 2008, quando participou pela primeira vez no desafio de baterias do Interunesp. A Bombateria representa o campus da Unesp Botucatu, tendo ritmistas de todos os 11 cursos.
A Gestão da Bombateria
A bateria possui duas diretorias, a musical e a administrativa. A diretoria musical é composta pelo mestre e os diretores de naipe, sendo responsáveis pela escolinha para novos ritmistas, organização dos ensaios, criação de breques, repertórios de show, etc. A diretoria administrativa é dividida por diretora geral, mestre e as comissões de produtos, festas, patrimônio, financeiro, secretaria e marketing. Cada uma dessas comissões possui um diretor/diretora para coordenar as atividades de cada comissão.
Trajetória
A Bomba é a campeã do desafio de bateria dO Inter 2010. De 2015 para 2016, houve uma baixa no número de ritmistas e o grupo se renovou quase por completo. Foi um grande desafio para a bateria ensinar a galera a ensinar e manter o ritmo de criação de breques para apresentação. Dessa forma, com as dificuldades, acabamos caindo para a segunda divisão do torneio. Durante os anos de 2017 e 2018, trabalhamos duro com esse novo time para retornarmos a 1ª divisão, feito que conseguimos em 2018.
A partir do ano de 2017, a bateria começou a criar eventos e produtos próprios para vender para a delegação de Botucatu, o que fez aumentar ainda mais o senso de amor da delegação de botucatu para com a bateria.
Abrangência
Esse ano (2020), recebemos uma proposta de parceria com o PET Bio para ensinar ritmos para crianças de uma ONG, seriam 5 encontros, nos quais levaríamos nossos instrumentos para ensiná-las a tocar.
A Bombateria também possui uma bateria-show que realiza shows em eventos como aniversário, formaturas, carnaval e festas recreativas. Ainda não temos projetos sociais nascidos dentro da bombateria, mas participamos de diversas ações em conjuntos com outras instituições, como por exemplo: ação junto à Liga do Bem (ONG de animais para adoção) a fim de arrecadar dinheiro para a ONG; ações com Empresa Jr e Ligas de Botucatu no dia das crianças, na qual fomos em um orfanato.
Desde de 2008, a Bombateria participa do Interunesp, tanto na torcida dos jogos quanto no Desafio de Baterias. Esse ano, iríamos participar da TABU pela primeira vez.
A Bombateria Hoje
No momento em que estamos vivendo, tivemos que nos reinventar para dar continuidade às nossas atividades, as escolinhas estão acontecendo na medida do possível, assim como a criação de breques. Tínhamos muitos projetos para esse ano, mas, infelizmente, não há muito o que fazer por conta da pandemia.
Nossas expectativas para o futuro, em um mundo “pós pandemia”, é retomar os nossos ensaios, a escolinha, continuar o crescimento que estávamos tendo desde 2018, tanto como bateria no geral, como em técnica e experiência, por isso queremos participar de mais torneios, além do Desafio de Baterias do Interunesp.
Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.
Quer ver a sua bateria aqui no projeto?
Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.
#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada