Categories
B.U.grafia

B.U.grafia Timpanosurdo Enfermagem USP – RP

Bateria Timpanosurdo

Em 2004, juntamente com a Associação Atlética Acadêmica Marina de Andrade Rezende (AAAMAR), alguns alunos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP/USP) se juntaram com alguns instrumentos e deram início ao que hoje se tornou a Timpanosurdo.

Nos primórdios da bateria, o objetivo principal consistia em animar torcidas durantes jogos universitários, especificamente o campeonato INTERENF. Mesmo com poucos instrumentos e vez ou outra com modelos improvisados, a mesma sempre esteve presente com seu toque, embora fosse considerada “panelaço”.

Timpanosurdo Bateria

Estruturação da Bateria

Em 2014, houve o desmembramento da bateria com a atlética, onde a mesma passou a seguir seus passos buscando ser uma entidade independente. A partir deste momento, os integrantes passaram a buscar uma estruturação não só para o funcionamento dentro da bateria em si, como também passaram a investir mais em sua musicalidade.

Até o ano de 2017, a Timpanosurdo contava com um professor mestre para criar, comandar os ensaios e prepará-la para apresentações. Entretanto, os ritmistas almejavam mais do que o enfoque somente em torcidas e apresentações em festas e eventos. Sendo assim, no final do ano, o vínculo da bateria com o professor fora encerrado, e então seus integrantes passaram a procurar novas formas de aperfeiçoar seu samba de forma independente, e apostaram na dinâmica do que entendemos por Bateria Universitária (B.U.).

A Timpanosurdo em Torneios

Em 2018 teve sua primeira participação em uma competição de baterias, a “Taça das Baterias Universitárias” (TABU), e retornou ao palco da mesma em 2019. Em 2020 ingressou na seleção de baterias para participar no “InterBatuc”, e também se envolveu com o campeonato “Batuca Franca”.

A Timpanosurdo Hoje

A cada dia buscando se inteirar mais do mundo das B.U.s, tem buscado realizar workshops e repensar seu samba a cada dia, no intuito de continuar crescendo e acrescentando não só em sua história, como em cada integrante que a compõe.

“OLHA A BATERIA ‘AÊ’ 

TIMPANOSURDO VAI SACUDIR VOCÊ!” 

Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.

Quer ver a sua bateria aqui no projeto?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.

#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada

Leave a Reply

Your email address will not be published.