Categories
B.U.grafia

B.U.grafia Bruteria – UNESP São José dos Campos

Bateria Bruteria

No ano de 2003 estava nascendo mais uma Bateria da UNESP. Neste ano, o então presidente da Atlética do campus de São José dos Campos – conhecido como Roma – resolveu separar a Bateria da Atlética dando autonomia e independência para a entidade.

A Bateria foi deixada nas mãos de um bixo, o Biro, que passou a ser responsável pelos instrumentos, organização e ensaios. Naquela época a bateria contava com poucos instrumentos e, os que existiam, estavam em mau estado. Então uma campanha dentro do campus começou, para arrecadação de dinheiro para melhorar o patrimônio.

Neste ano também foram decididas as cores – vermelho, preto e branco – que nos acompanham até hoje. Em 2004, os ensaios eram feitos dentro do campus uma vez por semana durante o período da noite e, foi  em um destes ensaios que a bateria foi batizada: “BRUTERIA”. 

Desde então a bateria usava o símbolo da atlética (um dragão) e, quase 10 anos depois (em 2012), ganhou uma identidade própria. O ritmista Emílio resolveu separar a identidade da bateria, criando o logo com o Brutus.

Bateria Bruteria

Participação em Torneios

Nessa época aconteciam dois ensaios por semana, também dentro do campus. Ainda em 2012, a Bruteria ficou em terceiro lugar no campeonato do InterOdonto, que representou a primeira conquista da bateria, envolvendo comemorações por todo o campus.

Em 2015 começamos a participar do Desafio de Baterias do InterUnesp, em 2018 competimos na segunda divisão com o Mestre Francês a frente da nossa bateria e fomos campeões com direito à 6 estandartes (mestre, tamborim, caixa, repique, marcação e terceira).

 

Essa vitória representou muito para a geração 2016-2017 da Bruteria. Nessa época passamos por alguns problemas e fomos proibidos de ensaiar dentro do campus. Isso acabou dificultando muito os ensaios e até o ingresso de novos ritmistas.

Em 2018, voltar para casa com um troféu e saber que no próximo ano competiríamos na primeira divisão do InterUnesp, foi caminhar lado a lado com um sentimento de dever cumprido, mas também um sentimento de que tínhamos muito trabalho pela frente.

Ainda em 2018, um pouco antes do campeonato, resolvemos atualizar a identidade visual da bateria, surgindo um novo Brutus – agora com todos os dedos, e que já estampou nossa camiseta do ano. Agora ele também carrega uma estrela; a de campeões da segunda divisão.

Logo Bruteria 2018

Atualmente, a Bruteria participa de dois campeonatos durante o ano: InterUnesp e BUVA (Baterias Universitárias do Vale). Em 2019, com o mestre Borda à frente da bateria, ficamos em quarto lugar na BUVA mesmo participando com um número muito reduzido de ritmistas (apenas 12)!

Abrangência da Bruteria

Contamos com ritmistas dos dois cursos que existem em São José: odontologia e engenharia ambiental. Hoje em dia a bateria tem ensaios praticamente todos os dias da semana, sendo fixos de segunda a quinta e, os ensaios de finais de semana variam conforme a necessidade.

A Bruteria também realiza shows em formaturas e apresentações em algumas festas ou em um PUB, muito frequentado em São José. Em parceria com outras baterias da cidade realizamos o Carnavral, festa tradicional no começo do ano. Além disso, junto com as outras entidades do nosso campus, atlética e Diretório Acadêmico, realizamos a Cervejada. 

Bateria Bruteria 2

A Bruteria Hoje

Atualmente a Bruteria conta com 17 ritmistas ativos e encontra-se num momento de transição, sempre em busca de novos membros e, também em busca de firmar sua identidade como bateria e como entidade.

Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.

Quer ver a sua bateria aqui no projeto?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.

#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *