Bateria Carniceiros
A Carniceiros é uma bateria universitária formada por alunos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa:
• Engenharia Mecânica
• Engenharia Elétrica
• Engenharia de Produção
• Engenharia Química
• Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Ela é composta por aproximadamente 60 ritmistas, divididos entre bateria principal e bateria júnior (destinada aos iniciantes) e representamos a Associação Atlética dos Acadêmicos de Engenharia XV de Outubro.
Nossa gestão conta com sete cargos (presidência, vice-presidência, diretoria financeira, diretoria de artes, diretoria de marketing, diretoria de relações externas e mestre), cada um ocupado por uma pessoa responsável e seus respectivos assessores. A atual gestão (2021) é composta por:
Cargo x Membro |
|
Presidência: Vice-Presidência: Diretoria Financeira: Diretoria de Relações Externas: Diretoria de Marketing: Diretoria de Artes: |
Raphaela Soares Pacheco. Lucas Magario Hayashi. Gabriela Bourguignon. Lucas Lenzi Correia. Lívia Maria Sabu. Aline Cadamuro. |
Mestre: |
Luis Paccola. |
Além destes cargos, temos também o cargo de segundo mestre, este, juntamente com o mestre ficam responsáveis pela parte criativa de nossa bateria, sendo o mestre responsável pela bateria principal e o segundo mestre pela bateria junior (escolinha de ritmo).
O segundo mestre, conta com a ajuda de instrutores, estes ficam responsáveis por ensinar um naipe em específico.
História da Carniceiros
A Bateria Carniceiros foi fundada no dia 28 de junho de 2013, porém sua história começa muito antes disso. Inicialmente havia uma bateria chamada Urubuteria que não era muito bem estruturada, destinada principalmente para shows e torcida. Ela era uma bateria bem fraca, chegando até a não ser reconhecida pelos estudantes de nossa faculdade. Até que no Engenhariadas Paranaense em 2013 realizado na cidade de Campo Largo, os nossos fundadores, num primeiro contato, assistiram e se encantaram com o desafio de baterias e as torcidas do evento. Após esse ocorrido houve uma divisão dentro da bateria, entre pessoas que queriam manter a bateria como estava e outras que gostariam de se aprimorar e seguir para os desafios. Surgiu então, em nossos 7 fundadores, uma chama que os levaria a criar, estruturar e organizar uma nova bateria. Pouco tempo depois nascia a Bateria Carniceiros.
Ainda em seus primeiros passos, a bateria ainda não possuía conhecimento de fundamentos e técnicas para conseguir participar de um desafio. De repente, surge o João Marinho. Ele veio de São Paulo e por já ter participado de uma bateria universitária e saber tocar grande parte dos instrumentos, acabou se tornando o nosso primeiro mestre. Junto com Diego Solak, o nosso primeiro presidente, os dois estruturaram e deram início a nossa participação em desafios.
Atuação da Bateria
A Bateria Carniceiros atua em três diferentes vertentes: a Torcida, os Desafios e os Shows.
Sempre estamos presentes nos eventos esportivos em meio à torcida juntamente com a nossa atlética. Não importa a modalidade, por meio de hinos, coreografias, bandeirões e principalmente muitos gritos e barulho, a nossa função é transmitir toda a raça e alegria dos espectadores aos nossos atletas.
Participamos anualmente de 3 desafios fixos: O Desafio de Baterias do JOIA-PG, o Desafio de Baterias do Engenharíadas Paranaense e o Interbatuc. Além destes, já marcamos presença em outros desafios, como: o Curitibatuque em 2016, o Desafio de Baterias do Tusca em 2017 e a etapa regional da CBU em 2019.
Por fim, a vertente de shows. Possuímos uma banda completa, composta por nossos próprios ritmistas, que conta com guitarra, contrabaixo, violão, cavaco e três vocalistas, participamos de eventos esportivos (corridas e campeonatos), culturais (festivais de música e exposições), sociais (formaturas e casamentos), e festas que acontecem na região. Apresentando um repertório com músicas que variam do axé ao funk.
Além da banda, temos também um grupo de pagode que se apresenta em pequenos shows pela cidade, com um número reduzido de pessoas e uma gama diferente de instrumentos (rebolo, reco-reco, pandeiro, entre outros). Essa equipe ajuda na divulgação da bateria e, juntamente com os shows da bateria, fornecem um retorno financeiro necessário para o nosso crescimento.
Ligas Universitárias e Eventos
A Carniceiros sempre participou ativamente de diversas ligas universitárias, sendo elas:
• Liga de Baterias Universitárias de Ponta Grossa (LBPG), a nível municipal, ocupando o cargo de diretoria financeira desde 2013.
• Liga de Baterias do Engenharíadas Paranaense (LBEP), a nível estadual, ocupando os cargos de diretoria de marketing (2017) e financeira (2018 e 2019).
• Liga Nacional de Baterias Universitárias (LNBU), a nível nacional, ocupando os cargos de secretaria (2016 e 2017), diretoria de eventos (2018), financeira (2019) e de marketing (2020).
Com essas participações, organizamos também uma série de eventos, como:
• Desafio de Baterias do Joia PG (LBPG): Esta competição reúne as melhores baterias da cidade de Ponta Grossa, ele é realizado em parceria com a LAPG (Liga das Atléticas de Ponta Grossa). A bateria marcou presença em todas as edições do evento.
• Desafio de Baterias do Engenharíadas Paranaense (LBEP): Esta competição é realizada durante o Engenharíadas Paranaense, em parceria com a LEEP (Liga das Engenharias do Engenharíadas Paranaense). Estivemos presentes na comissão organizadora nas edições de 2014 a 2019, com nossa atlética presidindo os jogos de 2017 e 2019.
Preceitos Morais
A Bateria Carniceiros completou 7 anos em 2020. Nossa missão, enquanto ritmistas
e torcedores, é promover o cenário de baterias universitárias no país, proporcionando entretenimento e transmitindo alegria ao nosso público. Temos como objetivo, neste momento, alcançar o top 3 de baterias no cenário nacional, meta definida pela gestão atual, visando os próximos desafios a serem disputados.
Para realizarmos tais metas, seguimos à risca uma gama de valores, que são:
Desafios e Títulos
Em sete anos de história, a Bateria Carniceiros participou de diversos desafios, sendo eles:
• JOIA-PG:
2013 – Terceiro lugar; 2014 – Primeiro lugar; 2015 – Segundo lugar; 2016 – Segundo lugar; 2017 – Primeiro lugar; 2018 – Primeiro lugar; 2019 – Segundo lugar.
• Interbatuc:
2015 – Décimo lugar; 2016 – Oitavo lugar; 2017 – Quinto lugar; 2018 – Sexto lugar; 2019 – Quarto lugar.
• Engenharíadas Paranaenses:
2014 – Oitavo lugar;
2015 – Segundo lugar;
2016 – Quarto lugar;
2017 – Segundo lugar;
2018 – Primeiro lugar;
2019 – Primeiro lugar.
• Demais competições:
Curitibatuque 2016 – Primeiro Lugar; TUSCA 2017 – Quarto Lugar;
CBU 2019 (etapa regional) – Terceiro lugar.
Momento Atual da Carniceiros
Em meio à pandemia, nosso principal objetivo é manter os nossos ritmistas unidos e motivados, para que possamos retornar com tudo às nossas atividades. Durante a quarentena, devido a diversos obstáculos e dificuldades, notamos que ficaria difícil realizar um ensaio com a bateria inteira. Por isso, um grupo de ritmistas se reuniu e elaborou um projeto. Encabeçado por uma pessoa, esta definiu instrutores para cada naipe, os quais ficariam responsáveis por se reunir com o naipe, definir uma meta a ser melhorada e montar um planejamento de ensaios de acordo com a necessidade.
Ao mesmo tempo, a gestão continuou com os trabalhos nas ligas atuais. Criamos também diversos conteúdos, como lives, podcasts, vídeos, etc, a fim de chamar a atenção de pessoas para participar de nossa bateria, animar os nossos atuais ritmistas e até conseguir parcerias e patrocínios.
Expectativas
Sempre buscamos melhorar, em todos os aspectos. Para um futuro próximo, desejamos:
• Ampliar a qualidade e diversidade dos instrumentos: Cogitamos comprar instrumentos de primeira linha, substituindo os de segunda,para melhorar nossa qualidade sonora. Da mesma forma, pretendemos acrescentar novos instrumentos à bateria, para aumentar a versatilidade de nosso som.
• Alcançar as melhores colocações nos campeonatos disputados: Do mesmo modo que desejamos alcançar melhores colocações no Campeonato Nacional (Interbatuc), queremos defender nosso Bicampeonato Estadual (Engenharíadas Paranaenses) e toda história que temos a nível municipal.
• Aumentar a visibilidade da Carniceiros: Esse objetivo é atrelado a um bom material de divulgação. Desejamos aumentar o movimento de nossas redes sociais, com posts interativos, vídeos e outras funções, tudo isso junto com uma identidade visual que agrade a todos.
• Aumentar o público de nossos eventos: Pretendemos fazer da nossa festa de aniversário uma das maiores festas da região, aumentando a expectativa de público, e fazer um novo evento, com identidade diferente, no final do segundo semestre.
Todos os textos do projeto são de elaboração da própria bateria cabendo ao Batuque Interior apenas a revisão deles e eventuais edições gramaticais ou semânticas, preservando ao máximo o conteúdo original.
Quer ver a sua bateria aqui no projeto?
Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou através do nosso e-mail batuqueinterior@gmail.com.
#Samba #BateriasUniversitárias #Percussão #PercussãoBrasileira #Música #MúsicaBrasileira #Batucada